É comum sentirmos fome no início do processo de reeducação alimentar. Logo que frituras, gorduras e guloseimas devem ficar para trás e consumidos esporadicamente.

Com um novo cardápio à mesa e muita força de vontade é possível construir novos hábitos alimentares. Mas o que fazer quando bate aquela fome em momentos inapropriados? Nestas horas, temos que ter alguns truques na manga para enganar a fome.

Os vilões da boa alimentação se diferem entre homens e mulher. Mulheres sentem mais vontade de comer doces, enquanto homens se sentem mais atraídos pela cerveja. Um único copo de cerveja possui as mesmas calorias de um pão francês, ou seja, 130 kcal. E dificilmente a satisfação vem apenas em um copo, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos este blog post para ajudar a enganar a sua fome. Com boas orientações, você pode driblar a fome de maneira saudável e manter-se focada na busca dos seus objetivos (emagrecer, definir o corpo ou simplesmente cuidar da saúde).  Confira as 5 dicas infalíveis para enganar a fome:

1) Coma a salada primeiro:

Os legumes e as hortaliças possuem boa quantidade de fibras que aumentam a sensação de saciedade, logo você irá comer menos e se sentir satisfeito por mais tempo.

Sem falar que legumes e hortaliças possuem baixas calorias. Consumindo poucas calorias na entrada e se sentindo mais satisfeito, será mais fácil de você diminuir a quantidade de comida do prato principal.

 

2) Mantenha-se hidratado:

Algumas vezes, a sede pode ser confundida com a fome. Beber, no mínimo, 2 litros de água ao longo do dia, deixa você hidratado e ajuda a discernir melhor as duas sensações, não ingerindo alimentos fora de hora.

 

3) Durma bem:

Pode parecer bobagem, mas uma boa noite de sono é fundamental para quem quer seguir uma alimentação saudável. Dormir mal desequilibra os hormônios relacionados à fome e à saciedade. Procure dormir 8 horas por noite e será mais fácil enganar a fome no dia seguinte.

 

4) Mastigue bem:

O processo de digestão inicia-se na boca. É importante comer devagar, pois através da boa mastigação, nosso organismo estimula a produção de hormônios que proporcionam a saciedade e diminui a produção dos hormônios da fome. Dessa forma é mais fácil enganar a fome.

 

5) Não faça loucuras alimentares:

Ficar horas sem comer, pular refeições ou fazer dietas que restringem algum nutriente, como os carboidratos, sem orientação de um nutricionista, pode levar à compulsão alimentar — situação em que a pessoa perde o controle do que consome, exagerando na ingestão de alimentos. Além de não fazer bem à saúde, ainda faz com que você perca o foco da alimentação saudável.

Estas dicas irão ajudar a enganar a sua fome e quando bater a vontade de comer é necessário analisar se a fome é fisiológica ou emocional. Entenda mais:

– Fome fisiológica:

É aquela que surge e aumenta gradativamente. Mesmo que você faça algo para se distrair, ela continua ali e vai aumenta cada vez mais. Esta fome, no entanto, faz com que você pare de comer logo após se sentir saciado.

– Fome emocional:

É aquela que tem a ver com estado emocional. Um desejo específico de alguma comida, como vontade de comer um bolo de chocolate. Cuidado, esta fome desencadeia sentimentos negativos, como culpa e frustração.

É possível enganar a fome de maneira saudável com algumas atitudes no dia a dia. Você verá que é apenas uma questão de adaptação, e que estes hábitos passarão a fazer parte da sua rotina alimentar. Então, coloque as nossas 5 dicas em prática e veja como é fácil driblar a fome, sem comprometer a sua saúde!

 

Confira nosso blog e fique por dentro do mundo da saúde, nutrição, alimentação saudável e muito mais!