O Broto Rural nasceu da vontade de termos uma alimentação saudável, rica, e principalmente, que tivéssemos a certeza da origem dos produtos que consumimos. Começamos vendendo somente produtos do Sítio São Francisco (de propriedade de um dos sócios do Broto). Com o passar do tempo, fomos agregando parceiros da região de Vale Alpino, Teresópolis, e com isso formamos diversas parcerias com vizinhos. Hoje temos 14 produtores rurais cadastrados, que fornecem, diariamente, verduras e legumes da nossa região.

O Broto Rural produz alimentos a partir de uma agricultura natural que contempla o uso responsável da terra e recursos naturais do solo, mantendo o ecossistema em equilíbrio e preservando a biodiversidade. “Assim como na agricultura familiar, utilizamos os princípios da agroecologia (cultivo verde, hidroponia e biodinâmica) em nosso negócio”, explica Lélio Ruy, proprietário do Sítio São Francisco, na região do Vale Alpino, em Teresópolis, berço do Broto Rural. Lélio tornou-se produtor rural pela sua formação acadêmica em Química, daí a sua preocupação com os produtos usados na natureza para a produção dos alimentos.

Os produtos cultivados pelo Broto são de lavouras que não utilizam agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes sintéticos, adubos químicos, antibióticos da indústria química ou qualquer outro produto nocivo à saúde e ao meio ambiente. Todas as hortaliças cultivadas no Sítio São Francisco têm produção natural (de solo ou hidropônica), rigorosamente controladas, onde são utilizados exclusivamente substratos vindos de compostagem, água de nascente canalizada, húmus de minhoca e defensivos naturais.

“Adotamos o plantio de rotação de culturas, o qual utiliza cobertura verde com o objetivo de aumentar a taxa de nitrogênio natural no processo. As colheitas dos produtos que entregamos para os clientes são feitas bem à tardinha, na véspera da entrega, preservando a qualidade e diminuindo a perda energética dos nutrientes dos vegetais que vão para a sua mesa”, conta Lélio.

As aves poedeiras são criadas com pastagem natural, sem ração comercial, sendo alimentadas apenas com milho, hortaliças e casca de ovo produzidas no próprio sítio. Por isso, o ovo caipira do Broto é 100% natural.

O mix de produtos regionais oferecidos pelo Broto é complementado por parcerias com produtores agrícolas serranos que praticam nossos mesmos princípios de agricultura natural, reconhecidos pela excelência nos processos de cultivo. Nesta composição, a nossa linha de alimentos inclui o shitake do Urupê, queijos e palmito de Pinheiral (Vale do Paraíba, RJ). Outros produtos que por características e aptidões climáticas não são produzidos na região serrana do Rio de Janeiro, chegam ao Broto, sob severos critérios de seleção e controle de qualidade e origem, junto ao Entreposto de Conquista (Friburgo, RJ), após a visita técnica aos produtores.