Um dos benefícios do mel mais conhecidos é adoçar de forma natural os alimentos e bebidas, mas eles vão muito além. O mel fortalece o sistema imunológico, tem ação antioxidante, melhora o sono e ajuda a relaxar, tem ação expectorante e melhora a memória.

O mel é obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha, sendo super saudável e nutritivo. Seu alto poder nutritivo se deve ao fato de que ele conta com ação antimicrobiana, o que impede o crescimento de microorganismos, protegendo contra doenças quem o consome regularmente.

Confira os 5 benefícios do mel:

 

 

  • Fortalecimento do sistema imunológico:

 

O mel é conhecido por ser um remédio natural contra doenças respiratórias, principalmente alergias e gripes, devido ao seu efeito anti-inflamatório. O pólen age no organismo como um histamínico natural, quando consumido regularmente.

 

 

  • Ação antioxidante:

 

O mel tem ação antioxidante, ou seja, protege as células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres. As substâncias presentes no mel que proporcionam este benefício são: ácido glucônico, os ácidos fenólicos, os flavonoides, certas enzimas, como a glicose oxidase, catalase e peroxidase, ácido ascórbico, hidroximetilfurfuraldeído e carotenoides.

Para o melhor aproveitamento dos benefícios do mel, utilize-o sempre em temperatura ambiente, já que cozido pode destruir algumas vitaminas.

 

 

  • Melhora no sono e relaxamento:

 

Você já ouviu falar que uma colher de mel antes de dormir ajuda no sono? Isto é verdade, já que o mel aumento o nível de insulina no sangue e estimula o cérebro a produzir triptofano, que posteriormente se torna serotonina e favorece um sono reparador.

 

 

  • Ação expectorante:

 

Sim, a sua avó estava certa! Ação expectorante é um grande benefício do mel, especialmente se for uma tosse mais seca. A explicação é simples: o mel consegue proteger as mucosas da garganta, melhorando a irritação.

 

 

  • Melhora a memória:

 

Benefício do mel pouco conhecido: o alimento ajuda na melhora da memória. Isto porque ele possui antioxidantes que atuam na prevenção do dano celular causado pelos radicais livres no cérebro.

O mel também é um aliado do corpo para absorção de cálcio, mineral que é indispensável para a boa saúde do sistema nervoso. O cérebro humano precisa da ingestão de cálcio para processar nossos pensamentos e ajudar nas tomadas de decisões.

 

Agora que você já conhece algum dos benefícios do mel, que tal incluí-lo na sua alimentação diariamente?

Se você for diabético, procure um nutricionista antes de ingerir o mel. Apesar de muito nutritivo, o mel deve ser consumido de forma moderada, pois possui quantidades calóricas semelhantes à do açúcar.

 

Confira mais blog posts!