Você fez uma lista de desejos no ano novo? Dentro desta lista estava a iniciar uma alimentação saudável? Se sim, você fez um bom desejo! Iniciar uma alimentação saudável é uma das melhores escolhas que você pode fazer.

Nada melhor do que consumir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, e manter essa rotina o ano todo. Veja as 5 maneiras de seguir uma alimentação saudável para se manter bem durante o ano:

 

  • Beba mais água:

Adotar o hábito de ingerir bastante água ao longo do dia pode ser um pouco complicado para quem ingere mais sucos e refrigerantes.  Entretanto, não se pode falar em alimentação saudável sem colocar em prática a ingestão de mais de 2 litros de água por dia.  A hidratação se faz necessária para todo bom funcionamento do organismo humano.

 

  • Coma nos intervalos das principais refeições:

Por vezes, um dos principais obstáculos que enfrentamos para iniciar uma alimentação saudável é a rotina acelerada. Mesmo com dezenas de atividades diárias, devemos ter em mente que para termos uma alimentação balanceada precisamos estabelecer regras e uma delas é comer um alimento saudável entre as principais refeições.

Habitue-se a comer no intervalo do café da manhã, do almoço e do jantar. Assim, a fome estará mais controlada ao montar o prato principal. Logo, o desejo de exagerar nas principais refeições estará mais controlado.  O ideal é que você não pule as principais refeições e nem as troque por lanchinhos.

 

  • Troque a sobremesa calórica por frutas:

Muitas pessoas têm o hábito de ingerir um pedaço de doce após o almoço. Para que ele não se torne um vício, substitua o doce por uma fatia de fruta. A substituição de doces calóricos por fatias de frutas, ajuda no emagrecimento ou manutenção do peso ideal. Sem falar que as frutas são ricas em fibras, deixando a pele muito mais bonita. Vele lembrar também das frutas secas ou desidratadas, ainda mais pela praticidade.

 

  • Substitua alimentos refinados por integrais:

O valor calórico de alguns alimentos integrais são quase os mesmos dos refinados. Mas os alimentos integrais são mais saudáveis, tendo uma grande diferença nas suas propriedades nutricionais.

Você pode se perguntar: “Se o valor calórico dos alimentos integrais pode ser quase o mesmo dos refinados. Então, por qual motivo devo fazer a troca? ” Simples: os alimentos integrais possuem maior valor nutricional, pois seus nutrientes não são perdidos durante o processo de refinamento.

 

  • Mastigue com calma:

A boa mastigação deve ser atentada como um dos pilares para uma alimentação saudável. Mastigando lentamente, você presta atenção no que está comendo e consegue diminuir a quantidade, se necessário.

Não basta apenas ficar de olho no cardápio. Deve-se dar a devida atenção à mastigação, já que é o primeiro passo para uma boa digestão. E quando se mastiga bem os alimentos, a sensação de saciedade é maior e mais rápida.

 

 

Gostou das dicas? Elas são simples e fáceis de serem incluídas na rotina diária e que aumentam muito a qualidade de vida.

O Broto Rural sempre sugere a avaliação de um nutricionista para te auxiliar nesta fase tão importante 😉

 

 

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